Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Journal of Latin American Medical Sciences(Latin MED) é uma revista trimestral e bilíngue, editada pelo Congressociam- Congresso Interdisciplinar da Área Médica, em circulação desde 2025, que tem por finalidade dedicado a publicar pesquisas e perspectivas de alta qualidade na interseção da medicina, sociedade e ciência na América Latina. O periódico promove o diálogo interdisciplinar, conectando ciências biomédicas com ciências sociais, tecnologia, saúde ambiental, educação médica e políticas pública. Este periódico é voltado a profissionais de saúde, pesquisadores, educadores, gestores de saúde pública, formuladores de políticas e estudantes de diversas áreas do conhecimento em saúde. A Revista possui acesso aberto e aceita submissões originalmente escritas em português, inglês e espanhol. 

A Revista utiliza o "Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication" elaborado pelo International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE). Logo, todos os artigos devem seguir esses requisitos.

Os artigos devem ser inéditos e destinar-se exclusivamente a Journal of Latin American Medical Sciences, não sendo permitida sua apresentação a outra revista de forma concomitante. As informações e(ou) opiniões presentes nos artigos são de única responsabilidade do(s) autor(es).

Conflitos de interesses devem ser reconhecidos e mencionados pelo(s) autor(es) durante o processo de submissão do artigo. Quando presentes, serão descritos no manuscrito publicado.

Avaliação dos Artigos por pares

A revista possui um Conselho Editorial composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros com produção científica na área da revista. O processo de avaliação tem início com a verificação do manuscrito quanto à sua conformidade com as normas de publicação. Se aprovado, ele será encaminhado a pelo menos dois Consultores AdHoc escolhidos dentro da especialidade do artigo.  Utiliza-se a avaliação por pares e baseada nas regras de "blind review" (avaliação científica sem identificação de autores e/ou revisores). Se houver discrepância nos pareceres, um terceiro Consultor, será solicitado para a emissão de um novo parecer. Para editores e membros do conselho editorial, são permitidos até duas publicações por número em co-autoria com outros pesquisadores e estudantes. Nesses casos, a avaliação ocorre mediante a avaliação de três parecistas(sob o sistema blind-review), com aprovação do manuscrito em pelo menos dois dos três pareceres.

Após avaliação dos artigos, os mesmos poderão ser classificados em: a) aceito sem alterações: o artigo será encaminhado para a etapa de edição, leitura de provas e publicação no número designado; b) aceito com alterações: será encaminhado ao(s) autor(es) com as solicitações de ajuste por e-mail. Após ajustes, o mesmo deverá ser reenviado à Revista, acompanhado de carta informando as alterações realizadas ou, quando não realizadas, apresentando as devidas justificativas. Não havendo retorno do trabalho no prazo estabelecido, o artigo será arquivado e; c) reprovado: o autor receberá notificação de recusa por e-mail. O artigo aprovado será publicado de acordo com o fluxo e o cronograma editorial da Revista. Uma vez classificados para publicação, os artigos seguem para as etapas de revisão, diagramação, tradução e posterior publicação no conteúdo eletrônico da revista.

Categoria dos Artigos

Editoriais: Trabalhos escritos a convite, por sugestão do Conselho Editorial, ou por um de seus membros. O máximo de páginas é 3 (incluindo referências e ilustrações) e não devem ultrapassar 10 (dez) referências.

Artigos originais: apresentam os resultados obtidos em pesquisas de natureza empírica ou experimental, aquelas realizadas com dados secundários, pesquisas de metodologia qualitativa e formulações discursivas de efeito teorizante. O máximo de páginas é 15 (incluindo referências e ilustrações), no máximo 25 referências.

Revisão Sistemática e Meta-análise: revisão sistematizada e atualizada da literatura sobre um tema específico, podendo ser integrativa, sistemática e metanálise. O máximo de páginas é 20 (incluindo referências e ilustrações), no máximo 40 referências.

Revisão de Literatura: revisão sistematizada e atualizada da literatura sobre um tema específico, podendo ser integrativa, sistemática e metanálise. O máximo de páginas é 20 (incluindo referências e ilustrações), no máximo 40 referências.

Artigos de reflexão: estudos discursivos com caráter teorizante baseados em fundamentação sólida sobre o estado atual de determinado objeto de pesquisa. Inclui manuscritos que revelam pensamentos, opiniões e questões que, sob um encadeamento lógico, contribuam para o aprofundamento de assuntos da área da saúde. Limite máximo de 10 páginas, incluindo referências e ilustrações. No máximo 15 referências.

Relato de Experiência: Estudo que envolvam implicações conceituais, descrição de estratégias de intervenção em saúde ou evidências metodológicas voltadas cuidado, gestão e educação em saúde. O máximo de páginas é 15 (incluindo referências e ilustrações) e não devem ultrapassar 20 (dez) referências.

Ensaios:  trabalhos que trazem uma reflexão e discussão sobre determinado assunto que possa gerar questionamentos e hipóteses para pesquisas futuras. Limite máximo de 12 páginas, incluindo referências e ilustrações. No máximo 15 referências.

Estudo de Caso: descrição detalhada e análise crítica de um ou mais casos, típicos ou atípicos, baseado em revisão bibliográfica ampla e atual sobre o tema. O autor deve apresentar um problema em seus múltiplos aspectos, sua relevância. Estruturalmente devem apresentar: introdução, breve revisão da literatura, relato do caso, discussão e conclusões que podem incluir recomendações para conduta dos casos relatados. O máximo de páginas é 15 (incluindo referências e ilustrações) e não devem ultrapassar 20 (dez) referências.

Comunicação Breve: artigo que relata descobertas ou resultados de pesquisas de forma mais resumida, ideal para apresentar resultados iniciais ou informações que não justificam um artigo completo. Sua apresentação deve acompanhar as mesmas normas exigidas para artigos originais. O máximo de páginas é 10 (incluindo referências e ilustrações) e não devem ultrapassar 15 (quinze) referências.

 

Protocolos de estudos de revisão sistemática e de escopo

Inclui estudos voltados ao planejamento dos estudos de revisão sistemática ou de escopo. Os estudos desta categoria devem seguir rigor metodológico condizente com as normas metodológicas para o tipo de pesquisa apresentada(Protocolo  PRISMA P para Revisões Sistemática e PRISMA-ScR para Revisões de Escopo), além de possuírem  registro no International Prospective Register of Systematic Reviews - PROSPERO para revisões sistemáticas e para as revisões de escopo. Ademais, estimula-se o registro do protocolo na Open Science Framework - OSF (https://osf.io/ ).

Protocolos de estudos de ensaios clínicos randomizados 

Inclui estudos voltados ao planejamento dos estudos de ensaios clínicos randomizados (ECR). Os estudos desta categoria devem seguir rigor metodológico condizente com as normas metodológicas para o tipo de pesquisa apresentada(Protocolo SPIRIT), além de registro no ReBEC ou em outro repositório de Ensaios Clínicos aplicáveis.

Citações

Utilizar sistema numérico para identificar as obras citadas. Representá-las no texto com os números  sem parênteses e sobrescritos, após o ponto, sem espaço. Não se deve mencionar o nome dos autores no texto.

Agradecimentos

Os agradecimentos devem aparecer antes das referências. No caso de apoio financeiro de instituições públicas ou privadas que deram apoio financeiro, assistência técnica e outros auxílios, é obrigatório informar o nome do projeto, o número do processo e a agência financiadora da pesquisa. Quando não houver financiamento, os autores devem registrar essa informação da seguinte forma: Essa pesquisa não recebeu financiamento para sua realização. Essas informações devem ser inseridas na página de título do manuscrito.

Referências

As referências devem ser citadas na ordem que aparecem no texto, numeradas em ordem crescente e normatizadas de acordo com o estilo Vancouver (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html ).

Os títulos dos periódicos devem ser seguir a abreviação de “List of Journals Indexed in Index Medicus” (http://www.nlm.nih.gov/ ). No caso de periódicos nacionais e latino-americanos, deve-se consultar http://portal.revistas.bvs.br .

Preparação dos Artigos

Artigo

O artigo deve ser redigido em língua portuguesa (Brasil), espanhola ou inglesa, no formato A4, fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5pt no texto e simples no resumo, margens de 2,0 cm. Os artigos deverão apresentar a seguinte estrutura: introdução, objetivo, métodos, resultados, discussão, conclusão, agradecimentos (opcional) e referências.  Todas as páginas devem ser numeradas, abaixo e à direita, a partir da página de título. Não é permitido o uso de cabeçalhos e rodapés. Os artigos devem ser digitados em Microsoft Word, com texto redigido na terceira pessoa e de forma impessoal.

Página de Título

A página de título deve conter as seguintes informações, nesta ordem:

  1. Título em português, inglês e espanhol, completo e com no máximo 15 palavras. Ele deve ser escrito em caixa baixa, somente com as iniciais maiúsculas, exceto para nomes próprios, centralizado e em negrito;
  2. Nome por extenso dos autores, separados por vírgula. O número máximo de autores permitidos por artigo é 8(oito) ,independentemente da categoria. Após a credencial de cada autor, presente na página de título, é obrigatória a descrição do número do Orcid ID (https://orcid.org/) e Research Id (http://www.researcherid.com/).
  3. Indicação numerada da filiação institucional de todos os autores (até três níveis hierárquicos em ordem decrescente. Ex:Universidade A, Centro B, Departamento C);
  4. Nome, endereço, telefone e e-mail do autor de correspondência;
  5. Resumo nos três idiomas;
  6. Agradecimentos a fontes de auxílio, bolsas e equipamentos mencionando o nº do processo;
  7. Declaração da inexistência de conflitos de interesse.

Resumos

Os resumos em português, espanhol e inglês devem serem apesentados no formato estruturado, com cabeçalhos em negrito e espaço simples, com no máximo 250 palavras. Eles deverão conter os itens: Objetivo (Objetivo)/Objective: Método (Metodo)/Method; Resultados (Resultados)/Results; Conclusões (Conclusiones)/Conclusions; e Descritores (Descriptores)/Descriptors (indicar entre três e cinco descritores)

Para indicar os Descritores, consulte os “Descritores em Ciências da Saúde” (DeCS)-Bireme (http://decs.bvs.br/)  ou e/ou “Medical Subject Heading”(MESH) - Index Medicus (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh). Quando ausentes nestas bases, os autores poderão fazer uso de termos consagrados.

Ilustrações

Incluem-se tabelas, gráficos e figuras. Elas devem ser inseridas no manuscrito conforme a ordem em que são citadas no texto. Todas as ilustrações deverão ser numeradas, consecutivamente, em algarismos arábicos, com título na parte superior, sendo inseridas no manuscrito logo após sua indicação no texto. Caso o artigo inclua tabelas e ilustrações publicadas previamente por outros autores, é dever do(s) autor(es) fornecer comprovante de autorização de reprodução, assinado pelos detentores dos direitos autorais dos mesmos. As notas de rodapé serão indicadas por asteriscos e restritas ao indispensável.

 Envio dos Artigos para a Revista

Os artigos devem ser encaminhados pela plataforma da Revista com o texto integral no formato word sem as autorias. Os demais itens deverão ser anexados como documentos suplementares.

Como documento suplementar, deverá ser submetido:

  • Declaração de Responsabilidade Pública e Transferência de Direitos(Modelo disponível AQUI) Autorais, assinada por todos os autores e digitalizada em jpeg ou pdf.
  • Página de Título, contendo os itens descritos na seção Preparação dos Artigos.
  • Carta de aprovação no comitê de ética em pesquisa(CEP) ( Para pesquisas com dados primários e(ou) dados secundários envolvendo seres humanos)
  • Para os ensaios clínicos, o número do registro da pesquisa obtido na plataforma online do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) deverá ser descrito no texto.
  • Checklist completo preenchido pelos autores (Modelo disponível AQUI)

Critérios de Autoria

Todos os autores devem ter participado do trabalho o suficiente para assumir a responsabilidade pública do seu conteúdo. O crédito como autor se baseará nas contribuições, a saber: a) a concepção e desenvolvimento, a análise e interpretação dos dados; b) a redação do artigo ou a revisão crítica de uma parte importante de seu conteúdo intelectual; c) a aprovação definitiva da versão que será publicada.

Processo de Tradução

Após aprovado para publicação, o artigo deverá ser encaminhado para um ou mais dos tradutores indicados pela Revista. Os autores deverão solicitar o orçamento da tradução, sendo o custo financeiro de responsabilidade dos autores. Reitera-se que não serão aceitas traduções realizadas por profissionais não descritos na listagem de tradutores credenciados à LatinMED. Após a tradução, os tradutores deverão enviar o manuscrito em língua estrangeira diretamente ao editor da LatinMED com cópia aos autores no prazo estabelecido.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

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